aluno
QUEM É O VERDADEIRO INIMIGO
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA
Trabalho de pesquisa, desenvolvido durante a disciplina de
TID II Para fins avaliativos da I unidade, do IV semestre de psicologia. Solicitado pela Docente: Luciana Araújo e realizado pelos Discentes: Camila Santana, Catielle Barre- to, Iago Nascimento e Geraldino Porto.
Sumário
1. Introdução....................................
2. Objetivos: Geral e Especifico .....
3. Justificativa .................................
4. Metodologia ...............................
5. Referências Bibliográficas .........
INTRODUÇÃO
Violência segundo os dicionários é qualquer comportamento que cause dano à outra pessoa. Agressão contra mulher é um fenômeno mundial que não se restringe a determinada raça, classe econômica, idade ou religião. Quando tratamos sobre violência contra a mulher observamos que a sociedade aponta a mesma como vítima. As agressões são divididas em vários tipos como: física, psicológica,sexual.
De acordo com Casique e Furegato (2006), a violência física é entendida como toda ação que implica o uso da força contra mulher em qualquer circunstância, podendo manifestar-se por pancadas, chutes, beliscões, mordidas, lançamento de objetos, empurrões ,bofetadas, surras, lesões com arma branca, arranhões, socos na cabeça, feridas, queimaduras, fraturas, lesões abdominais e qualquer outro ato que atente contra integridade física produzindo marcas ou não no corpo. A agressão emocional ou psicológica pode ser tão ou mais prejudicial que a física (HEISE, 1994) sendo caracterizada, de acordo com Azevedo (1985) por recriminações constantes como