Relatorio Estruturas de incendio
1. Introdução
O presente relatório tem como objetivo registrar as principais informações transmitidas na palestra “Estruturas em situação de incêndio” proferida pelo Prof. Macksuel S. Azevedo em 14 de maio de 2014.
As principais informações apresentadas pelo palestrante são apresentadas no item 2 e a relevância do tema na opinião da equipe, são dissertados no item 3.
2. Informações apresentadas pelo palestrante
No começo da palestra, o professor ressaltou várias vezes que a humanidadade demorou bastante para aprender a evitar o incêndio, pois só depois de grandes desastres, que foi se pensar em formas de precaução. Antes da década de 70, a segurança contra o incêndio era restrita aos bombeiros, evidenciando a falta de preocupação com incêndio de gerações passadas.
Macksuel comentou que apenas nos anos 2000, no Brasil, criou-se uma regulamentação que exige das edificações, a resistência ao fogo. O palestrante proferiu a idéia de que, atualmente, o incêndio é uma ação controlável, a humanidade conseguiu dominar os perigos do fogo, ao contrário de antigamente, em que os desastres causados por esse elemento eram obra do passado.
O professor ressaltou que não existe, no Brasil, um curso para se tornar “engenheiro de incêndio”, enquanto na Europa, há mais de 4500 profissionais formados nessa área. Percebe-se que a falta desses engenheiros proporciona uma sensação de insegurança contra o fogo.
Os incêndios históricos também foram mencionados na palestra. Como o famoso incêndio de Roma, o grande incêndio de Londres e o incêndio do Edifício Joelma, o qual ocorreu em São Paulo e vitimou mais de 150 pessoas.
Mais ao fim da palestra, o palestrante nos apresentou o famoso triângulo do incêndio. Chama-se triângulo pois são três fatores que proporcionam o incêndio: o combustível, que é a materia ou substância que reage com o comburente, liberando energia; o comburente, que alimenta a combustão, aonde na maioria