resumo 3.o
O conceito de marketing pode ser visto como um contraponto ao de macroeconomia. Sempre que ocorrem mudanças no ambiente macroeconômico, o comportamento do consumidor muda, o que provoca mudança no marketing. Ao longo dos últimos 60 anos, o marketing deixou de ser centrado no produto (marketing 1.0) e passou a ser centrado no consumidor (marketing 2.0). Hoje, vemos o marketing transformando-se mais uma vez, em resposta à nova dinâmica do meio. Vemos as empresas expandindo seu foco dos produtos para os consumidores e para as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano, e na qual a lucratividade tem como contrapeso a responsabilidade corporativa. Disse Ford: “ o carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto”. Era a fase do marketing 1.0, ou a era do marketing centrado no produto.
Resumo: A globalização pode abrir a economia, mas o mesmo não se aplica à política. A paisagem política continua sendo nacional. Esse é o paradoxo político da globalização, a globalização cria uma cultura diversificada, e não uniforme.
O marketing cultural é o segundo elemento básico do marketing 3.0. O marketing 3.0 aborda preocupações e desejos de cidadãos globais. As empresas que praticam o marketing 3.0 devem estar a par dos problemas comunitários relacionados com seus negócios. American Marketing Association: marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, oferecer e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e para a sociedade como um todo.
A terceira força que impulsiona o Marketing 3.0 é a ascensão da sociedade criativa. Na sociedade criativa, as pessoas utiliza mais o lado direito do cérebro, trabalhando em setores criativos, como ciências, artes e serviços profissionais, os consumidores estão não apenas buscando produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades, mas também