o capital
A HISTÓRIA: Uma bola de golfe e o movimento de levantar o taco antes de dar o golpe. Essa sequência faz Jack Marmande (Daniel Mesguich) cair no chão com muitas dores. O presidente do banco Phenix escondia um câncer nos testículos, mas acaba tendo a doença revelada para os acionistas. Ele indica o executivo Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) para lhe substituir como presidente e, apesar das resistências do comitê gestor do Phenix, consegue colocar o sucessor no cargo. O substituto conhece bem o cenário, e percebe que está sendo colocado no cargo por um tempo limitado. Por ter esta noção, ele começa a se cercar de garantias para tirar o melhor proveito possível da situação.
VOLTANDO À CRÍTICA (SPOILER – aviso aos navegantes que boa parte do texto à seguir conta momentos importantes do filme, por isso recomendo que continue a ler apenas quem já assistiu a Le Capital): O protagonista deste filme funciona com a seguinte lógica: se você vai ser explorado, explore e contra-ataque primeiro. Marc Tourneuil sabe como a máquina trabalha, tem claro que será usado e que há muito dinheiro em jogo. Por isso mesmo, ele resolve não apenas tirar o melhor proveito possível da situação, como também se arma de todas as formas contra os seus inimigos.
Le Capital mostra a selva de pedra dos grandes bancos por dentro. E o protagonista não poderia ser melhor para exemplificar a ambição desmedida da qual apenas ouvimos falar. Essa ambição, aliás, fica