Visibilidade - J. Thompson
Acerca dos estudos sobre visibilidade e vigilância, analisamos o fato “VAZAMENTO DE FOTOS INTIMAS DE FAMOSAS”, que cresceu demasiadamente com a ascensão da Internet nos últimos anos. Esse fato tornou-se ainda mais frequente a invasão da privacidade e roubos de dados de smartphones ou notebooks.
As fotos vazadas no dia 31/08/2014 de artistas como Selena Gomez, Jennifer Lawrence, Ariana Grande, entre outras, que a principio jogaram a responsabilidade à fabricante dos smartphones, a Apple, alegando falhas na segurança do aplicativo ICloud. Entretanto, a Apple afirma baseado em investigações, que não há falhas ou brechas de segurança no sistema IOS - IPHONE.
Divulgado em diversos sites, as imagens e explicações sobre os fatos tiveram grande repercussão em blogs e redes sociais. O constrangimento e exibição dessa invasão à vida intima desses famosos gerou polêmica e atraiu a atenção de espectadores, porque até aqueles que não conheciam ou não se importavam com esses famosos, passaram a dar mais atenção e querer tudo sobre essas pessoas: quem são, de onde vieram, o que faze, etc.
Muitas vezes o público esquece que esses indivíduos não são só pessoas públicas e que eles tem uma vida fora da mídia, um vida particular, ou seja, privado, e o que interpretamos como público é trabalho e a profissão artística dos famosos em questão. Conforme o livro “A Mídia e a Modernidade – uma teoria social da mídia” de John B. Thompson, capitulo 4, páginas 163 e 165, nos trechos que ele diz: “Assim, a partir de meados do século XVI em diante, “público” começou a significar atividade ou autoridade relativa ao estado e dele derivada, enquanto “privado” se referia às atividades ou esferas da vida que eram excluídas ou separadas daquela” [...] “Além disso, desde o final do século XIX, as fronteiras entre o público e o privado se tornaram cada vez mais tênues.” ³
“Nós podemos, contudo, distinguir um segundo sentido básico desta dicotomia que