Os paradigmas dos movimentos sociais
LUCILENE FÁTIMA J. DE BONFIM
“Teorias dos Movimentos Sociais: Paradigmas Clássicos e Contemporâneos”
CUIABÁ – MT
MAIO DE 2013
ICEC – INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – 4º SEMESTRE
DISCIPLINA: FALTA COLOCAR
DOCENTE: FALTA COLOCAR
DISCENTE: LUCILENE FÁTIMA J. BONFIM
“TEORIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
PARADIGMAS CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS”
Trabalho Acadêmico de pesquisa apresentado a Docente FALTA COLOCAR com a temática das Teorias do Movimentos Sociais apresentados pela autora Maria da Glória Gohn, como requisito para obtenção de nota parcial da Disciplina de FALTA COLOCAR do Curso de Serviço Social, 4º Semestre.
Cuiabá - MT
Maio de 2013
Introdução
O trabalho apresenta o debate contemporâneo sobre as teorias dos movimentos sociais, destacando-se os conceitos e as categorias utilizadas, assim como os paradigmas teóricos que lhes dão suporte. A partir de um panorama geral sobre movimentos e publicações recentes destacam-se cinco eixos teóricos, a saber: culturais, o tema da justiça social, resistência como foco básico, teorias pós-coloniais e teorias com ênfase nos aspectos institucionais das ações coletivas. O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).
Sinopse da Obra “Teorias dos Movimentos Sociais – Paradigmas Clássicos e Contemporâneos”, Maria da Glória Gohn.
Resumo das principais idéias nele contida:
Um dos elementos que podem ajudar a compreender o atual estágio dos movimentos sociais e ao mesmo tempo contribuir com elementos para as superações de seus limites e obstáculos é analisar as transformações ocorridas no campo dos movimentos