Sociologia
As sociedades estão em constante movimento, sejam através das relações entre indivíduos e grupos, grupos entre si, ou movimentações de grupos humanos ao longo de determinado espaço geográfico. Com a consolidação do sistema de classes sociais, em muitas regiões do mundo, a mobilidade social aumentou (Dias, 2014).
A mudança social
As sociedades humanas estão, também, em constante mudança, sejam por motivos sociais, políticos, geográficos, culturais ou econômicos, ocorrem modificações que afetam a vida do individuo e modificam a historia da humanidade (Dias, 2014).
Existe uma distinção entre mudanças sociais e culturais. A mudança cultural denomina a toda transformação de valores ou padrões sociais, relativamente permanentes. Já a mudança social refere-se quando ocorrem mudanças nas estruturas e relacionamentos sociais da sociedade. Quase toda mudança importante que ocorre na sociedade envolvem aspectos sociais e culturais (Dias, 2014).
Causas das mudanças sociais
São muitos os fatores contribuintes para a mudança social, e são muitos os autores que tratam do assunto, portanto foi escolhida a divisão em três modos: geográficos, socioeconômicos e culturais.
As causas geográficas- são características naturais, geológicos e climáticos, (inundações, erupções vulcânicas, terremotos secas entre outros) que podem modificar de forma temporária ou permanente a organização e/ou a estrutura de uma sociedade. Essa mudança causa a migração para grandes capitais, modificando o perfil social, crescimento populacional e a saturação dos equipamentos públicos como as creches, escolas e postos de saúde, provocando uma crise no abastecimento populacional (Dias, 2014).
As causas socioeconômicas- são processos sociais e econômicos que afetam a organização social modificando sua estrutura, modificações ambientais provocadas pelo homem, tais como construção de barragem ou ampliação de uma rodovia, que mudam significativamente grupamentos sociais. Essa mudança ocorre pelo