Conceito de movimento social
São frutos de uma vontade coletiva, falam de si próprios como agentes de liberdade, igualdade, de justiça social ou de independência nacional,ou como apelo a modernidade ou a liberação de forças novas, num mundo de tradições, preconceitos e privilégios são ações coletivas que se desenvolvem sob forma de lutas, ao redor do potencial institucional de um modelo cultural, num dado tipo de sociedade (Apost. Paradigma dos novos movimentos sociais pgs.145 e 149).
2- Descreva as diferenças conceituais entre os movimentos clássicos e os novos movimentos.
Os movimentos clássicos tradicionais, como os partidos e os sindicatos, trabalham com demandas negociáveis
Os novos movimentos sociais tem uma logica de racionalidade dos indivíduos. Define-se a partir da indentidade coletiva deixado de lado a categoria do “novo”, que nomeia o paradigma é uma questão aberta, a diferença é que não tem um interesse especial de apelo para nenhum daqueles grupos, são interesses difusos.
Oque há de novo realmente é uma forma de fazer politica e a politização de novos temas.(Apost. O paradigma dos novos movimentos sociais. Pgs.124 e 131).
3- “O paradigma dos movimentos sócias parte de explicações mais estruturais da sociedade”. Essa afirmação esta correta ou errada? Explique.
Errado, eles sustentam que uma das contribuições da abordagem contemporânea dos novos movimentos sociais foi ter chamado a atenção para o significado das mudanças morfológicas na estrutura e na ação dos movimentos, relacionando-as com transformações estruturas na sociedade como um todo. As mudanças são portanto fonte dos movimentos. (Apost. O paradigma dos novos movimentos sócias. Pg.125).
4- Qual o conceitos de movimento social para Alan Tourraine?
Que os movimentos são simples repositores de ordem embora fazem parte inerente do social. ( Apost. O paradigma dos novos movimentos sociais pg.130).
5- Na perspectiva de Alan Tourraine qual o papel do estados?
Agente de