Relatos de pesquisa
Programa de graduação em Publicidade e Propaganda
RELATÓRIO SEMINÁRIO RELATOS DE PESQUISA
Júlia Mayrink
Belo Horizonte
2014
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir fala sobre o seminário de Relatos de pesquisas, realizado na PUC Minas. A palestrante e professora Polyana Inácio conta um pouco sobre a experiência pessoal no seu projeto de pesquisa que teve o Instagram como objeto de estudo, e aborda os desafios e dá dicas de como iniciar um projeto de pesquisa tendo como referência o autor José Luis Braga e o texto ‘’Para começar um projeto de pesquisa’’.
Levando em conta o objeto de estudo utilizado por Polyana, o trabalho discute os conceitos de visibilidade e subjetividade através do desenvolvimento das mídias, principalmente a internet. E aborda o fato do homem ter trocado sua vida privada, por uma pública em busca da aprovação da sociedade.
Na palestra realizada por Polyana Inácio aluna do mestrado, tinha como tema Relatos de pesquisas. Ela abordou as dificuldades em se realizar um projeto de pesquisa e orientações para realizá-lo, usando como referência a própria experiência.
No início da palestra, a estudante relatou um pouco da sua vida no meio acadêmico e como chegou até o seu interesse para o projeto de pesquisa. O começo de sua carreira foi voltado para a área tecnológica, e mais tarde seguiu o caminho da fotografia onde se formou tecnicamente. Com a paixão pela fotografia e os seus conhecimentos sobre o assunto, Polyana fez dela seu projeto de pesquisa, abordando a relação existente entre fotografia e comunicação. Seu projeto teve como objeto de pesquisa o instagram e o título escolhido foi ‘’Agenciamentos comunicacionais das imagens. Experiência Instagram: visibilidade e narração do cotidiano’’.
A aluna tomou como base o fotógrafo britânico Martin Parr, que aborda a fotografia como um tipo de narrativa. Além disso, Parr faz uma crítica ao