Viscosidade
Relatório
Tema: Viscosidade, Viscosímetros e Óleos Lubrificantes
Rio de Janeiro Abril de 2012
Universidade Gama Filho
Aluna: Priscila Costa Matrícula:20091088121
VISCOSIDADE, ÓLEOS LUBRIFICANTES E VISCOSÍMETROS.
Introducao: este trabalho tem como propósito abordar um pouco sobre sobre óleos lubrificantes,viscosidade e viscosímetros, trazendo ainda dados sobre a experiência realizada em laboratório.
Capitulo I: Conceito de viscosidade
De maneira bem resumida, Viscosidade é o conceito físico que mede o atrito entre suas moléculas enquanto os fluidos escoam, ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta. Ela existe para fluidos líquidos e gasosos (ou vapores), mas tende a ser maior nos líquidos. No caso dos líquidos, a viscosidade tem origem na força de coesão das moléculas.
Existem dois tipos de viscosidade: a dinâmica e a cinemática.
A viscosidade dinâmica (ou absoluta) é calculada pela fórmula:
Não é muito comum aplicar a viscosidade dinâmica para os cálculos da maioria dos Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos em que um Técnico em Mecânica de nível médio possa estar envolvido. O mais comum é a utilização da viscosidade cinemática, que é calculada a partir da fórmula abaixo:
A viscosidade é uma propriedade do fluido que varia com as seguintes grandezas:
Temperatura – quanto maior a temperatura do líquido, menor será sua viscosidade.
Pressão – a viscosidade aumenta proporcionalmente a pressão para os óleos, enquanto que para a água é ao contrário.
Agitação – a viscosidade diminui com a agitação para gorduras e melaços, caracterizando estes fluidos como tixotróficos. Se a viscosidade aumentar com a agitação, como no caso de certas argamassas de argila, o fluido é chamado diletante.
Unidades
No SI, a unidade da viscosidade cinemática ν é