Virtudes e Vícios
Virtude é uma qualidade moral onde se aplica a prática do bem, ou seja, são hábitos que levam o homem para o bem seja como indivíduo, espécie, pessoalmente e coletivamente. São qualidades essenciais que constituem o homem de bem.
Basicamente há duas espécies de virtudes sendo intelectual e moral.
A intelectual deve seu crescimento ao ensino e requer experiência e tempo, já a virtude moral é adquirida com o hábito, sendo assim podemos dizer que nenhuma das virtudes morais surgem em nós por natureza, portanto as virtudes derivam de hábitos que se originam do meio onde somos criados e condicionados através de exemplos e comportamentos semelhantes.
AS virtudes basicamente se dividem em dois grupos,sendo virtudes teologais e humanas.
Virtudes teologais.
Tem como origem, motivo objeto imediato o próprio Deus. Essas virtudes são:
Fé
Esperança
Caridade
Virtudes humanas ou morais.
São virtudes que aperfeiçoam o comportamento do individuo nos meios que conduzem a Deus. Se pensarmos no modo de adquiri-las, umas são virtudes naturais ou adquiridas, pois são conseguidas com as forças da natureza; outras, sobrenaturais, se são concedidas por Deus. Essas virtudes também podem ser chamadas de cardeais.
Significado virtudes teologais:
Fé: Virtude sobrenatural apoiada na autoridade de Deus, onde cremos nas verdades que Deus revelou e a igreja nos ensina.
Esperança: virtude sobrenatural pela qual confiamos em que Deus nos dará a glória mediante sua graça e nossa correspondência a ela.
Caridade: Verdadeiro amor de Deus, a caridade nos faz amar a Deus como ele é.
Virtudes Cardeais:
Virtudes cardeais são as principais virtudes morais, que se baseiam em:
Prudência
Justiça
Temperança
Prudência: Recolhe informações julgando-as de acordo com o que acha justo e correto, visando as conseqüências favoráveis e desfavoráveis, para só enfim tomar uma decisão de como agir.
Justiça: Busca a imparcialidade para