Ética, Responsabilidade, Liberdade, Virtude e Vícios.
Sumário
1 - Ética
Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética. Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.
A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano. A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).
De acordo com Platão e Aristóteles a ética ou filosofia moral inicia-se com Sócrates, A Ética de Aristóteles era adaptativa onde servia as necessidades políticas de sua época onde as pessoas deveriam apenas se conformar com a realidade.
A ética antiga pode ser dividida em três aspectos: O primeiro o agir em conforme a razão, o agir conforme o caráter individual de cada pessoa e a união permanente entre a conduta do indivíduo e valores da sociedade a ética como uma forma de doutrinar o caráter do sujeito com objetivo de harmonizar a convivência e valores coletivos, Através de S. Tomás de Aquino e Santo Agostinho, surge a idéia de que o valor se define a partir da