Montar uma loja tcc
Turmas 231 e 232 Professor Paulo Roberto Batista
Estudante: _________________________________ Nº. __________
FILOSOFIA MORAL
“O home é uma interseção entre dois mundos: o rela e o ideal. Pela liberdade humana, os valores do mundo ideal podem atuar sobre o mundo real”.
(Nicolai Hartmam)
No nosso dia a dia, encontramo-nos freqüentemente diante de situações nas quais a nossa decisão depende daquilo que consideramos bom, justo ou moralmente correto. Toda vez que isso ocorre, estamos diante de uma decisão que envolve um julgamento moral, a partir do qual vamos orientar nossa ação. Como afirma Aristóteles: A característica específica do homem em comparação com os outros animais, é que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais. Assim, o ser humano age no mundo de acordo com valores. Isto significa que as coisas e as ações que se realizam podem ser hierarquizadas de acordo com as noções de bem e de justo compartilhados por um grupo de pessoas, em um determinado momento. Em outras palavras, o homem é um ser moral: Um ser que avalia sua conduta a partir de valores morais.
DISTINÇÃO ENTRE MORAL E ÉTICA
O que é moral? E qual é a diferença entre moral e ética? Embora, muitas vezes, sejam usadas como sinônimos é possível fazer uma distinção. A palavra moral vem do latim mos, more e significa “costumes”, se refere ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma dada comunidade ou cultura. Como as comunidades humanas são distintas entre si, tanto no espaço quanto no tempo, os valores podem ser distintos de uma comunidade para outra, o que origina códigos morais diferentes. A palavra ética, por sua vez, vem do grego ethikos, “modo se ser”, comportamento, e se aplica a disciplina filosófica que investiga os diversos sistemas morais elaborados pelos homens,