Risco de mercado
LUCIANO FERNANDES DE SOUZA
TRABALHO DE ENGENHARIA ECONÔMICA
Montes Claros – Minas Gerais
2011
LUCIANO FERNANDES DE SOUZA
PESQUISA SOBRE RISCO DE MERCADO
Pesquisa apresentada à disciplina Engenharia Econômica, do Curso de Engenharia de Produção das Faculdades Santo Agostinho, como requisito parcial para aprovação na disciplina. Professor da disciplina: Oscar Renno.
Montes Claros – Minas Gerais
2011
1Risco de Mercado
Para (Morgan, 2011) Risco de mercado é definido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições ativas e passivas detidas pelas instituições financeiras que compõem o conglomerado financeiro J.P. Morgan. O risco de mercado inclui os riscos das operações sujeitas à variação cambial, taxa de juros, preços das ações e dos preços de mercadorias (commodities). Risco de Mercado depende do comportamento do preço do ativo diante das condições de mercado. Para entender e medir possíveis perdas devido às flutuações do mercado é importante identificar e quantificar o mais corretamente possível as volatilidades e correlações dos fatores que impactam a dinâmica do preço do ativo.
Conforme (Duarte , 2010) risco de mercado pode ser dividido em quatro grandes áreas: risco do mercado acionário, risco do mercado de câmbio, risco do mercado de juros e risco do mercado de commodities. É possível que alguns instrumentos tenham seus riscos considerados separadamente dentro das quatro áreas acima. Por exemplo, quando consideramos um contrato futuro no IBOVESPA negociado na BM&F temos dois tipos de risco:
a) Risco do mercado acionário,