hannah arendt
205
RESPONSABILIDADE E JULGAMENTO
Responsibility and judgment
Maria Ximèna Alvarez*
ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São
Paulo: Companhia das Letras, 2004
O livro intitulado Responsabilidade e julgamento constitui uma das coletâneas feitas com os últimos textos escritos por esta filósofa alemã antes da sua morte em dezembro de 1975. Alguns destes são palestras, outras aulas ou conferencias, que ela ditou nesse ano e foram achadas no seu escritório, ou seja, suas últimas reflexões e análises.
Essas indagações, em torno do tema da ética e da moral, da responsabilidade civil, das culpas coletivas refletidas no silêncio, começaram a ser realizadas logo após da publicação do livro Eichmann em JerusalémUm relato sobre a banalidade do Mal, em 1963. O relato sobre o julgamento do criminoso burocrata Eichmann, um simples dente de engrenagem na maquinaria nazista, coloca em questão, novas temáticas que não tinham ainda sido abordadas em seus trabalhos anteriores. Por sua parte, essa mera
“reportagem” gerou grandes divisões na comunidade judaica internacional, assim como entre os grandes nomes da intelectualidade da época, e afastando-a de quase todos os círculos judeus no mundo.
Na reportagem sobre ao julgamento de Eichmann Arendt menciona, entre outras questões, a colaboração dos judeus proeminentes das comunidades européias com os nazistas e a feitura de listas de prisioneiros a serem enviados aos campos de concentração, fatos que ela registra a partir das abordagens da defesa no julgamento de Eichmann.
*
Doutoranda em História no Instituto Latino Americano (LAI) da Universidade Livre de
Berlim e bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst
História: Questões & Debates, Curitiba, n. 46, p. 205-209, 2007. Editora UFPR
206
ALVAREZ, M. X. Responsabilidade e julgamento
Outro ponto altamente questionado do livro foi o fato de Arendt classificar e Eichmann como um ser