Hannah arendt
Nossa pesquisa versará sobre o poder e a política em Hannah Arendt. É um facto de que o mundo tornou-se hoje do que nunca num palco de uma grande contenda, violências e com um número de manifestações que consequentemente desembocam em mortes massiva e até mesmo na queda de partidos políticos, e quando investigado ao fundo, vê-se logo que o real problema advêm da má gestão da res -publica da aplicação e gestão do poder e da politica, em suma da falta de democracia. Estas questões foram debatidas tanto na pelos antigos como pelos modernos. Hannah Arendt, teórica política alemã, discípula de Martin Heidegger e de Karl Jasper, foi sem sombra de dúvida, uma das figuras intelectuais mais significativas e complexas da cultura do s. XX. Razão pela qual, procuramos resgatar nela o conceito de poder e política, pois é para nós o que melhor se adapta para resolvermos os grandes focos de tensões advindas da má compreensão e consequentemente aplicação destes dois conceitos. Palavras-chave: política, poder, espaço público, esfera pública.
Justificativa
A importância do estudo do poder e a política representa hoje mais do que nunca um desafio tendo em conta os problemas que afectam a sua gestão em todo o mundo e em particular em Angola.
O estudo sobre a gestão do poder político (entendido como partilha), é um desafio que deve ser abrangente nos planos internacionais, regionais e nacionais de modo que o mesmo seja partilhado afim de garantir uma coesão social.
Com esta pesquisa, pretendemos a luz do conceito de poder em Hannah Arendt, estabelecer as bases para uma partilha justa do poder como pressuposto de uma convivência social justa e harmónica.
Acreditamos que esta abordagem nos levará a reflectir e criar balizas que ajudará o cidadão a intervir afim de corrigir alguns erros de aplicação da gestão do poder e da política á prática.
Problema
Que premissas serão necessárias para uma aplicação justa da partilha do poder,