Emile Durkheim
Curso: Serviço Social
Disciplina: Sociologia
Data: setembro de 2011
Introdução:
Mostraremos a seguir a concepção de que o fato social é tudo aquilo que por via do como os homens estão relacionados numa sociedade, se impõe a eles como ações que eles tem que realizar sob pena de ficar de fora do conjunto.
Baseado nas idéias de Emile Durkheim onde é estudado os fatos sociais e as representações coletivas.
Emile Durkheim
É considerado junto com Max weber um dos fundadores da sociologia moderna. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma “consciência coletiva”. Ele parte do principio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável, ou seja foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. Entre suas principais obras estão: Da divisão do trabalho social (1893), Regras do método sociológico (1895), e o Suicídio (1897).
Objetividade e Identidade na análise da vida social (Emile durkheim)
Fatos sociais: O estudo das representações coletivas
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas, com efeito. Não afirmamos que os fatos sociais sejam coisas materiais e sim que constituem coisas ao mesmo titulo que as coisas materiais, embora de maneira diferente.
Com efeito, uma coisa nada mais é que todo objeto do conhecimento que a inteligência não penetra de maneira natural.
O estudo dos fatos sociais deve ser abordado a partir do principio de que se ignore completamente o que são e de que suas propriedades características assim como as causas desconhecidas.
Os fatos constituem para nós algo desconhecido, mas as suas representações se dão no decorrer da vida.
Ada um de nós participa intimamente nos empreendimentos dos fatos sociais, possuímos uma multidão de colaboradores para tal.
Não sabemos na verdade o que são as suas principais características e ignoramos quase completamente as causas de que