Vida Saudável
Dicas relacionadas à nutrição para a sua saúde
Dicas alimentares para portadores de refluxo gástrico por Jocelem Salgado
Ir direto às dicas - clique aqui
A causa comum de refluxo gastroesofágico e esofagite é a ocorrência de hérnia hiatal. Em circunstâncias normais, o hiato é uma pequena abertura no diafragma, na junção do esôfago com o estômago. A hérnia de hiato desenvolve-se quando a abertura se alarga e permite que a parte superior do estômago se projete para cima.
Algumas hérnias de hiato são congênitas. A maioria, entretanto, se desenvolve ao longo da vida, à medida que a abertura do hiato vai se alargando, geralmente como resultado de gravidez, ganho excessivo de peso e situações em que o estômago sofre pressões geradas pelo diafragma suficientes para forçar o conteúdo gástrico ácido para cima, em direção ao esôfago. Além disso, excesso de tosse, vômitos, força ao evacuar ou súbito esforço físico também podem causar alargamento do hiato provocando a hérnia de hiato. Os pacientes experimentam mais desconfortos após as refeições pesadas e quando estão deitados ou curvados sobre si mesmos.
Incidência
Cerca de metade das pessoas com mais de 50 anos tem hérnia de hiato, mas a maioria não sabe disso, pois não apresenta sintomas ou problemas associados. A hérnia de hiato normalmente é diagnosticada após recorrentes crises de azia e má digestão, resultantes do refluxo de ácido do estômago para o esôfago e garganta. Mesmo quando os sintomas se desenvolvem, o problema não é considerado grave. Há todavia, exceções em que a freqüente exposição aos ácidos do estômago causa danos graves ao esôfago, inclusive úlcera, sangramento e até obstrução ou ruptura. Nesses casos, é necessário a intervenção cirúrgica. Geralmente, no entanto, tudo o que se precisa são cuidados que a própria pessoa pode tomar, como perda de peso para aliviar a pressão sobre o estômago e não usar cintos, cintas, ou roupas que apertem.
Dieta
A dieta tem um papel fundamental