Relatório
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons.
Basicamente os resistores são representados da seguinte maneira:
A resistência é uma grandeza que relaciona a tensão aplicada ao componente com a corrente produzida:
Onde:
R – é a resistência elétrica medida em ohm (Ω)
U – é a tensão medida em volt (V) i – é a corrente elétrica medida em ampère (A)
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circula pelo dispositivo.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
Os resistores fixos são aqueles cujo valor da resistência não pode ser alterado, enquanto os variáveis têm a sua resistência modificada dentro de uma faixa de valores por meio de um cursor móvel.
Os resistores fixos são comumente especificados por três parâmetros:
- o valor nominal da resistência elétrica
- a tolerância (a máxima variação em porcentagem do valor nominal)
- a máxima potência elétrica dissipada
Dente os resistores fixos, pode-se destacar:
Resistores de Filme Metálico: São feitos de pequenos bastões de cerâmica revestidos por uma liga metálica ou de óxido metálico. O valor da resistência é controlado primeiramente pela espessura do revestimento (quanto mais espesso menor a resistência). Além disso, uma fina espiral pode ser cortada ao longo do bastão, por meio de um laser, criando uma longa tira, a qual formará efetivamente o resistor. Devido a este processo de fabricação, podem ser