CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Giomar Viana
Robson Paulo Ribeiro Ferras
Universidade Estadual do Centro-Oeste – Guarapuava – PR.
Palavras-chave: Agronegócio, Cadeia Produtiva do Leite, Desenvolvimento Tecnológico.
Resumo:
A partir da abertura comercial e da desregulamentação dos preços, por parte do governo federal, a Cadeia Produtiva do Leite passou por inúmeras transformações em sua estrutura. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos das transformações ocorridas nessa cadeia de produção, enfocando os reflexos proporcionados pelo desenvolvimento tecnológico.
Introdução
A década de 1990 marcou uma série de transformações na cultura do leite brasileiro, as quais foram impulsionadas por fatores como a abertura da economia ao comércio internacional, a implantação do Mercado Comum do Sul (Mercosul), a desregulamentação dos preços pelo governo federal e o início da estabilização da economia nacional (SANTOS, 2005). Tais mudanças foram significativas para esse segmento, pois possibilitaram uma modernização ao setor, provocando mudanças institucionais, organizacionais e tecnológicas, bem como na qualidade e eficácia da cadeia produtiva, além de alterações no consumo do produto e seus derivados (CANZIANI, 2003). Diante desse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos do desenvolvimento tecnológico, nos processos produtivo e comercial da Cadeia Produtiva do Leite, bem como os benefícios que tais transformações trouxeram aos elos da cadeia.
Materiais e Métodos
O trabalho foi desenvolvido inicialmente através de estudo teórico-bibliográfico, que embasou o levantamento de conhecimentos referentes às Cadeias de Produção. Com base nesses conhecimentos, o trabalho buscou estudar a Cadeia Produtiva do Leite, analisando a evolução de sua atividade, sendo utilizado para tanto o Método Dedutivo. Foram enfatizadas as principais contribuições do desenvolvimento tecnológico