agro
Aula
04
CADEIAS PRODUTIVAS E
DE SUPRIMENTOS
Nesta quarta aula vamos conhecer um pouco mais de como o agronegócio se arranja em cadeias. Como visto nas aulas anteriores, nenhuma atividade ligada ao agronegócio ocorre isoladamente, mas, sim, interdependente, ou seja, da mesma forma que alguns setores dependem da atividade de um setor e, este, por sua vez, depende de outros setores.
Isso é cadeia produtiva: a sequência lógica, hierárquica e funcional que estabelece a ordem e o fluxo de qualquer atividade para proporcionar as condições a fim de que matérias-primas se transformem em produtos acabados, prontos para o consumo final.
Objetivos de aprendizagem
Ao término desta aula, vocês serão capazes de:
• conhecer os conceitos, importância e formulação de cadeias produtivas e de suprimentos, as inter-relações entre os setores componentes e as diversas aplicações dos princípios;
• compreender como ocorrem os processos que compõem uma cadeia produtiva ou de suprimentos.
67
Fundamentos do Agronegócio - UNIGRAN
Seções de estudo
• Seção 1 - Cadeias Produtivas
1.1. Cadeias produtivas como ferramentas de descrição técnico-econômica
1.2. Cadeias de produção como metodologia de análise da estratégia das empresas
1.3. Cadeias produtivas como espaço de análise das inovações tecnológicas
• Seção 2 - A gestão da cadeia de suprimentos
2.1. As atividades componentes da gestão da cadeia de suprimentos
Seção 1 – Cadeias Produtivas
Cadeias produtivas dizem respeito a uma sequência de operações que conduzem à produção de bens, cuja articulação é amplamente influenciada pelas possibilidades tecnológicas e definidas pelas estratégias dos agentes. Estes possuem relações interdependentes e complementares, determinadas pelas forças hierárquicas. São sucessões de atividades ligadas verticalmente, necessárias à produção de um ou mais produtos correlacionados.
A análise de cadeia produƟva de cada produto