agro
Agrometeorologia: é o ramo da Meteorologia que estuda a influência das condições meteorológicas nas atividades agropecuárias.
A ciência que estuda as relações entre o ambiente e os sistemas agrícolas e interage com as mais diversas áreas de conhecimento das Ciências Agrárias.
Importante para o planejamento agrícola,desenvolvimento e ajustes, já que tudo depende do tempo e do solo.
A agrometeorologia tem o papel fundamental no planejamento topoclimático, agrícola, microclimático e também é primordial na hora de tomar decisões.
Os vegetais são capazes de se desenvolver em determinados tipos de condições climáticas, portanto o ser humano deve criar condições climáticas que ajudem ao melhor resultado.
Crescimento – É o aumento irreversível de tamanho acompanhado por uma combinação de divisão e expansão celular.
Desenvolvimento – Sequência de eventos ontogênicos, envolvendo crescimento e diferenciação,resultando na função e na morfologia.
FENOLOGIA Ramo da Ecologia que estuda os fenômenos periódicos dos seres vivos e suas relações com as condições do ambiente
DESENVOLVIMENTO: Variações de volume, peso, forma e estrutura, visíveis ou invisíveis
FASE: Aparecimento, transformação ou desaparecimento rápido de órgãos da planta, como germinação, brotação, florescimento, espigamento,
SUBPERÍODO: Tempo decorrido entre duas fases consecutivas...
ESTÁDIO: São subdivisões dentro de um subperíodo ou mesmo caracterizando uma fase, eles também são momentos específicos dentro do ciclo do indivíduo, mas não necessariamente de transformação, como são as fases
CAUSAS DOS FENÔMENOS
Temperatura do ar: Interação dos fatores:
-Efeito direto no crescimento e desenvolvimento, maior precocidade, -Temperatura do ar e fotoperíiodo
-duração das fases e do ciclo de desenvolvimento
-Graus-dias, Números de horas de frio (quebra de dormência)
Fotoperíodo: