Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Bianca Ananias Rodrigues - 4011270
Bruno Valuta Gomes - 4010708
Gabriela Teixeira Passos - 4009574
Júlia Vitória Mesquita Filipino - 4010881
Vitor Nicolino - 4003567
SUSTENTABILIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Ribeirão Preto/SP
Outubro 2014
INTRODUÇÃO
O livro Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, da escritora Adriana Camargo e Editora Saraiva, busca estimular atitudes e práticas de sustentabilidade, mostrando o porquê há a necessidade de mudar nossos atos, dos governos e empresas imediatamente. O mundo é a nossa casa e temos que ter a consciência e responsabilidade para cuida-lo da melhor forma.
Analisando a História do Brasil, podemos notar que, desde o período da colonização, há um sistema de exploração dos recursos naturais, ou seja, os portugueses retiravam os recursos do meio ambiente para consumo próprio exacerbado e para fazer parte (de forma poderosa) do mercado econômico. Diferentemente dos índios – que por sinal estavam em nossas terras primeiro – cujo consumo dos recursos naturais era apenas para sobrevivência da comunidade, sendo que havia maior consciencialização ambiental e reposição de tais recursos. Portanto, o costume que as pessoas têm em explorar os recursos sem responsabilidade vem da cultura imposta pelos europeus, desde 1500 – pensando apenas na trajetória brasileira.
A autora deixa claro à necessidade de mudança no modelo de exploração dos recursos naturais, exibindo a possibilidade de uma nova ordem mundial, onde haja mais investimentos, desenvolvimento tecnológico e valores (como a consciencialização ambiental) para atuais e futuras gerações.
Dessa forma devemos analisar e compreender tais aspectos: preservação do ecossistema para a manutenção da harmonia entre o ser humano e o planeta; tipos de ações humanas que provocam mudanças climáticas no meio ambiente e no ser humano; conhecer o que deve ser feito para a mudança efetiva nas práticas humanas e dos