RESENHA Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente.
Resenha:
Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente.
Autores: Adriana Camargo Pereira, Gibson Zucca da Silva, Maria Elisa Ehrhardt Carbonari – São Paulo: Editora Saraiva 2012.
A composição do livro está em dividida em: Apresentação; Prefácio; Sumário; Introdução; Capítulo 1 – Panorama mundial, Capítulo 2 – Fundamentos da sustentabilidade, Capítulo 3 – Preparando-se para a Nova Economia, Capítulo 4 – Sustentabilidade no mundo corporativo, Referências. Possuem no total 204 páginas.
A obra Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente nos fornecem informações do panorama mundial do ecossistema, fundamentos de sustentabilidade, economia verde para alcançar um desenvolvimento o sustentável e a sustentabilidade no âmbito organizacional.
Capitulo 01 – Panorama Mundial
Os autores descrevem o ecossistema como sendo o envolvimento entre organismos vivos e não vivos.
Para o funcionamento e equilíbrio do ecossistema é essencial manter a sinergia dos fatores ciclos biogeoquímicos e fluxo de energia. Entretanto, os estudiosos apontam um desequilíbrio dos ecossistemas impacta de forma preocupante no meio ambiente, com o esgotamento dos recursos naturais. De acordo com os autores, as atividades humanas vêm ameaçando sem escala global a extinção de inúmeras espécies,
Com o crescimento populacional mundial os impactos ambientais têm aumento significativamente. As necessidades humanas com a exploração em desmaiado dos recursos naturais causam ameaçam todo o ecossistema. Por outro lado, nos debatemos com um paradoxo, pois as explorações de energia, das águas, dos alimentos, contribuíram também para melhorias condições da vida humana. Diante da escassez e das necessidades da população é pertinente que “(...) que serviços de um ecossistema saturado sejam substituídos por outros”. Pereira; Silva e Carbonari, 2012).
Tantos os