Resenha do Artigo: Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade
IEPO - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA OBJETIVO
Curso – Ciências Contábeis
Aluno: Pábulo Rafael Avelino de Lima Sousa
Turma: CT1P32
Resenha do Artigo: Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade
Palmas – TO
11/05/2012
Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade
A contabilidade como ciência social tem demonstrado cada vez mais o seu papel. Além dos aspectos econômicos e financeiros percebe-se a necessidade de uma com contabilidade voltada também para os aspectos socioambientais presentes nas organizações a fim de promover a sustentabilidade empresarial.
Os princípios de sustentabilidade recomendam a comunicação e a interação das empresas com suas partes relacionadas. Assim, sob o enfoque da sustentabilidade, consciente de sua responsabilidade, ao profissional da Contabilidade cabe a responsabilidade social e ética na maximização da utilidade da informação contábil em todas as suas dimensões (econômica, social e ambiental) para os mais voltados públicos.
Entende-se que a convergência entre o sucesso econômico de uma empresa, seus preceitos éticos e boas práticas sociais representadas pela responsabilidade social e a preocupação da empresa com o meio ambiente direciona a empresa rumo à sustentabilidade.
Pesquisas recentes relacionadas ao crescimento econômico, a proteção do meio ambiente e a preocupação social mostraram que esses aspectos são alicerces para a sustentabilidade empresarial. Portanto é importante o papel do profissional da Contabilidade focar nesses aspectos para promover a sustentabilidade nas empresas, estimulando as empresas a praticar a sustentabilidade tanto social como econômica.
Resenha do artigo: Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade – Márcia Martins Mendes de Luca; pág. 15; Revista Brasileira de Contabilidade Nº 190 ( Segue em Anexo)