Responsabilidade social segundo modelo de Hopkins
Disciplina: Empreendedorismo
Prof. Suzete Antonieta Lizote.
Itajai, 14 de Fevereiro de 2014.
RESENHA CRITICA
MAFRA, Patrícia Cristina; LIZOTE, Suzete Antonieta; LANA, Jeferson. Responsabilidade social segundo modelo de Hopkins: um estudo sobre a percepção dos funcionários de agências bancárias da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí/SC. In: Revista Brasileira de Contabilidade.
Autores do artigo:
Patrícia Cristina Mafra – Bacharel em Ciências Contábeis – Univali – Itajaí – SC; Contadora.
Suzete Antonieta Lizote – Graduada em CiênciasContábeis pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestre em Auditoria e Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau; Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí e professora desde 2001 da Universidade do Vale do Itajaí, no curso de Ciências Contábeis.
Jeferson Lana – Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali; Especialista em Gestão Financeira com ênfase em Investimentos e Mercado de Capitas pela Fundação Getúlio Vargas –FGV/Sociesc; Bacharel em Administração pela Unifebe/SC; Professor desde 2008 do grupo Uniasselvi/Assevim das disciplinas de Mercado de Capitais, Teoria e Prática Cambial, Administração Financeira e Fundamentos às Finanças.
O artigo apresenta o interesse das organizações na Responsabilidade Social devido ao acelerado avanço da globalização. Segundo Mafra, Lizote, Lana aputAshley (2003),
“Com a adoção de práticas de responsabilidade social corporativa, mesmo sem que a organização tenha ganhos econômicos, esta obterá benefícios com a elevação do seu capital reputacional, e a rigor, sem desalinhamento de interesses entre acionistas e demais partes interessadas”.
Para analisar a responsabilidade social foi utilizado o modelo desenvolvido por Michael Hopkins, em 1997, que envolver uma análise pertinente aos princípios de responsabilidade social corporativa.
O artigo apresenta o seguinte