Vida Saudavel
CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
GUSTAVO SILVEIRA MANTOVANI
VIDA SAUDÁVEL
CRICIÚMA
2015
Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da Escola Superior de Criciúma como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia Científica.
Professora: Adriana A. Daufemback Dall’Agnol
CRICIÚMA
2015
Vida Saudável
A obesidade é considerada uma doença, na verdade está se tornando uma nova epidemia, hoje em dia está muito mais fácil comprar os produtos industrializados do que faze los naturalmente e sem contar o comodismo das pessoas, esses são os principais motivos para se levar a obesidade.
“A obesidade pode ser definida como um acúmulo excessivo de gordura corporal. ”McArdle e colaboradores”. (1991)
Existe vários tipos de cura e prevenção para a obesidade, mas a maioria dos casos é aquele que envolvem exercícios físicos, alimentação balanceada e mudanças no estilo de vida, mas muitas pessoas também se arriscam nas cirurgias de redução de estomago e plásticas.
Sabemos que a genética predispõe, mas não obriga os indivíduos a obesidade. Há necessidade de um meio ambiente bastante adequado, para que favoreça a dessa maneira a obesidade se manifeste. Na realidade quando uma pessoa obesa desenvolve a síndrome da resistência à insulina, ou quando a obesidade visceral está presente, tais anormalidades metabólicas podem também ser encontradas em pessoas não obesas com uma forte carga genética. A localização de gordura parece ter como uma das causas o fator genético. Foram feitos alguns testes em gêmeos monozigotos, submetendo a uma sobrealimentação durante 100 dias. E ambos provou a localização de gordura abdominal no aumento de peso. Essa descoberta mostra que o papel de herança na distribuição dos depósitos gordurosos quando se é exposto a um balanço positivo de lipídios.(Luiz Antônio Domingues Filho, 2000. p.23)