Processamento da manteiga
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “DEP. EST. RENE BARBOUR”
FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROCESSAMENTO DA MANTEIGA
BARRA DO BUGRES
2014
THAIS PEREIRA GODINHO
PROCESSAMENTO DA MANTEIGA
Trabalho de pesquisa apresentado á Tatiane Vilela da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT - como parte integrante da disciplina de Gestão Industrial 1.
BARRA DO BUGRES
2014
Sumário
INTRODUÇÃO
A demanda por leite e seus derivados no Brasil, tem crescido constantemente, juntamente com o número de habitantes e seu poder aquisitivo. O seu consumo está diretamente ligado a preço e a disponibilidade no mercado, a qualidade do produto e a variedade que o mesmo pode apresentar. A manteiga está presente em todas as casas brasileiras, sendo um produto já amadurecido no mercado, que tem sua venda constante e de grande volume. A mesma tem a produção simples, com equipamentos adequados para cada fase de sua produção, e o seguinte trabalho mostrará como é este processamento, juntamente com todas as suas características.
1 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO PRODUTIVO
O processo de fabricação da manteiga pode ser definido como sendo um Layout em linha, que segundo Maciel & Pacheco (2011), é um processo caracterizado por grandes lotes e equipamentos para fins específicos, possui grande mecanização e menor variabilidade, podendo ter um fluxo contínuo ou interrompido, e o tempo de setup é elevado.
Por essa linha produzir apenas um único produto, pode-se concluir que tem um volume muito grande em relação a variedade. A sua visibilidade se dá através da disposição dos produtos no mercado, através de prateleiras e gondolas, o consumidor só tem acesso ao produto, se ir até ele, geralmente em