Elabora O De Manteiga Com Acrescimo De Pimenta Calabresa
Amanda da Silva Rodrigues; Genayna Ferreira Borges; Maria dos Reis; Rafaella Silva
Orientadora: Profª. Pabline Rafaella Mello Bueno de Almeida
Técnico em Alimentos – 4º ano
INTRODUÇÃO
A importância da atividade leiteira pode ser destacada pela geração de renda de produtores rurais, pelo elevado valor nutritivo do leite e pela elevada participação do leite e derivados, como iogurtes, queijos e manteiga, na alimentação cotidiana da população brasileira (GOMES, 1999).
A manteiga, particularmente, é o produto gorduroso obtido exclusivamente pela bateção e malaxagem, com ou sem modificação biológica, de creme pasteurizado derivado do leite de vaca, por processos tecnologicamente adequados. Na produção desse produto, o ingrediente obrigatório é o creme pasteurizado, obtido a partir do desnate do leite da vaca, e os opcionais são o cloreto de sódio e fermentos lácticos selecionados (manteiga maturada) (BRASIL, 1996).
Dado seu gosto agradável, a manteiga é largamente consumida no país, sendo que no ano de 2012, destacou-se nas importações de produtos acabados (MDIC, 2014). Se a estes fatos, for aliada a variedade deste produto, como o acréscimo de condimentos, certamente, pode-se conseguir aumentar ainda mais o consumo desse derivado lácteo. Uma alternativa, já incrementada em outros produtos, como geleias, maionese e queijos, é o acréscimo de pimentas.
As pimentas (Capsicum spp.) compõem uma importante parte do mercado de hortaliças frescas do Brasil, e também do segmento de condimentos, temperos e conservas, a nível mundial. A picância das pimentas deve-se a presença da capsaicina, substância química de caráter ardido e propriedades benéficas à saúde. Entre os benefícios pode-se destacar a ação cicatrizante, antioxidante, bactericida, auxilia na dissolução de coágulos sanguíneos e influencia na liberação de endorfinas (DUTRA, 2010).
OBJETIVO
O presente trabalho teve como objetivo a