Ética
A gestão do custo e a redução das despesas de operação para aumentar a eficiência e ganhar mais competitividade no setor de transporte é o caminho indicado por programa da Volvo por meio de reuniões com transportadores em vários pontos do País
Texto João Geraldo
Com foco em melhorar os resultados dos transportadores rodoviários de cargas, o programa de custo operacional da Volvo do Brasil tem contribuído para aumentar a eficiência da operação de transportadores de várias regiões do País. Realizado mensalmente por workshops em diferentes pontos, o programa tem levado informações práticas e conhecimento técnico que contribuem para que empresas de qualquer porte - e até mesmo o pequeno transportador - tornem seus negócios mais rentáveis por meio do controle detalhado dos custos.
Mauro Jordan, consultor especializado em Gestão de Custos, adianta que a meta do programa não é ensinar o transportador, mas mostrar a ele que a gestão de custo é dever de todos. Acrescenta ainda que a maioria tem softwares para essa finalidade, mas não os utiliza, pois estão mais preocupados com a manutenção dos veículos.
Como fazer para diminuir os gastos na operação? Ricardo Tomasi, da Engenharia de Vendas da Volvo, começa pelo consumo de combustível, um dos fatores fundamentais na redução de custos do transportador. Segundo ele, o consumo de diesel pode ser definido por 30 fatores, sendo que em 27 deles o transportador pode ter ingerência &chaves1;Gráfico Fatores que Influenciam o Consumo&chaves2;. Em outros três - topografia, fatores climáticos e conservação de estradas -, porém, quem conduz ou cuida do caminhão não tem ação alguma sobre o gasto de diesel.
Em relação à condução do caminhão, Tomasi destaca que a forma como o carreteiro conduz o caminhão pode proporcionar uma economia de até 15%. Por isso, a reciclagem para manter o alto nível ganha maior importância no negócio. Ele destaca também como importantes para o menor consumo o uso de defletores