Virtude E Valores
Curso: Odontologia 2015.1
Resumo – Virtudes e Valores
→ Virtude:
*Virtude é uma qualidade moral e tem sua origem no grego e no latim. É a disposição que um indivíduo tem em praticar o bem, não é apenas uma característica, mas sim um hábito constante que leva o homem para o caminho do bem. A virtude de um ser é o que constitui o seu valor, sua excelência própria.
→ Definição histórica de virtude:
*Para Sócrates (469-399 a.C.), a virtude é a constante busca do conhecimento. Não é algo estático que se tem ou não, mas algo que se constrói e se desenvolve mediante o constante cuidado da alma em conhecer-se a si mesma
*Para Platão, virtude é todo o conhecimento, a busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira. .Portanto, a educação não pode se restringir aos anos de juventude.
*Para Aristóteles (384-322 a.C.), a virtude é a excelência própria de uma coisa, mas tem um caráter moral, ou seja, deve-se agir racionalmente. Não existem virtudes inatas, todas se adquirem pela repetição dos atos, que gera o costume, e esses atos, para gerarem as virtudes, não devem desviar-se nem por defeito, nem por excesso, pois a virtude consiste na justa medida, longe dos dois extremos. Aristóteles divide a virtude em duas: virtude intelectual e virtude moral. Virtude intelectual é aquela que nasce e progride graças aos resultados da aprendizagem e da educação e a virtude moral não é gerada em nós por natureza, é o resultado do hábito que nos torna capazes de praticar atos justos.
→ Virtudes Cardeais:
*São as virtudes essenciais na qual todas as outras decorrem. Dividem-se em quatro: prudência que é o reto agir, o bom senso, o equilíbrio; fortaleza está relacionado à força do ser humano e à capacidade de perseverar, temperança é o autocontrole, o domínio, a renúncia e a moderação; justiça busca regular nossa convivência, possibilitar o bem comum, defender a dignidade humana, respeitar os direitos humanos etc.
→ Virtudes Teológicas:
*São as