Volkswagen
O Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati,Lamborghini, Seat, Porsche, Skoda, MAN e Volkswagen Caminhões, e Scania.
Em março de 2011, a Volkswagen adquiriu o segmento comercial da Porsche 1 , por 3,3 bilhões de euros, tendo assim o direito de negociar e operar pela marca "Porsche", fazendo com que a Volkswagen fique mais próximo à fusão com a "PHS" (Porsche Holding Salzburg).
Em julho de 2011 a Volkswagen que já era o maior acionista do Grupo MAN SE, elevou sua participação para 55,9% das ações, consolidando-se como acionista majoritário.
Em abril de 2012 a Volkswagen, por intermédio da Audi2 , anunciou o compra da fabricante italiana de motos Ducati, aumentando a rivalidade com a BMW também no segmento de motos esportivas.
A Volkswagen também patrocina alguns eventos esportivos, como o Rali Dakar, a Seleção Argentina de Futebol, a Seleção Brasileira de Futebol, Seleção Neozelandesa de Futebol e a Seleção Russa de Futebol, além da Academia do David Beckham. Também patrocinou os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 e patrocina o time alemão VfL Wolfsburg.
A Volkswagen possui no Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo, duas pequenas centrais hidrelétricas (PCH) nas margens do rio Sapucaí, sendo uma denominada Anhanguera e a outra, Monjolinho3 .
Falando em Brasil, a Volkswagen é a segunda empresa que mais vende carros no país.
Índice
[esconder]
1 Nome
2 História
2.1 Origem: Década de 30, século XX, Alemanha
2.2 1945 - Um futuro incerto
2.3 1948-1974 - Ícone da recuperação alemã
2.4 1974 - Do "Käfer" para o Golf
2.5 Dos anos 70 aos dias atuais
3 O Consórcio Volkswagen
4 Outras fábricas
5 Portfólio no Brasil
6 Recalls no Brasil
7 Referências
8 Ver também
9 Modelos Atuais
10 Ligações externas
Nome[editar | editar