servi o social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
FAMÍLIA E SOCIEDADE SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Profª Tutora a Distância: Celina Antônia da Silva
ANÁPOLIS/GO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1 FAMÍLIA E SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANIEDADE 3
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste na produção de um texto tendo como pauta o assistente social no atendimento às demandas da família na sociedade contemporânea. A família hoje é fruto de um processo histórico e para entendê-la é preciso reportar aos seus antigos modelos. Através desta análise será possível observar a dinâmica das relações familiares. Com o crescimento do capitalismo industrial no século XIX, ocorreram mudanças de valores, hábitos e costumes da família nuclear. A noção de família tem variado através dos tempos, e nos dias atuais a família tem sido pensada em um sentido mais abrangente, não como pessoas ligadas pelo sangue, mas também por outros que convivem no mesmo lar.
A família contemporânea brasileira neste contexto é permeada por inúmeros desafios que fazem parte do seu cotidiano, tais como a violência, o desemprego, a pobreza, as drogas e outras complicações.
O Serviço Social mantém um relacionamento com a questão social desde o início da profissão. No Brasil, este relacionamento tem sido historicamente delimitado, em virtude das conjunturas políticas e socioeconômicas do país, tendo em vista as perspectivas teóricas e ideológicas orientadoras da intervenção profissional. O Assistente Social através do seu trabalho nas diversas áreas pode fortalecer a luta emancipatória dos usuários, através de sua escolha teórico-metodológica e ético-político. Desta forma, para uma intervenção social crítica e propositiva o Assistente Social desenvolve metodologias de trabalho com