A Teoria Das Rela Es Humanas
Comportamento e integração social dos empregados.
Atenção as necessidades pessoais e sociais do funcionário para novas formas de recompensa não materiais.
Estudo da organização formal e de grupos informais.
As relações humanas dentro da organização
Ênfase nos comportamentos das pessoas em aspectos emocionais
Importância do conteúdo dos cargos e tarefas das pessoas. Entretanto ao final dos anos 50 a teoria das relações humanas entrou em declínio sendo fortemente criticada e suas ideias passaram a ser revisadas e alteradas. Dentre algumas críticas abaixo.
Focar demasiadamente a motivação humana, a necessidade de pertencer a um grupo, quando investigado revelou que não há tanta importância para algumas pessoas, depende da cultura e meio social que cada ser humano vive.
Oposição total a Teoria Clássica, tudo o que a teoria clássica pregou foi totalmente negada pela teoria das relações humanas, fatores considerados decisivos e cruciais pela teoria cientifica, mal eram focalizados pela teoria das relações humanas, e as variáveis que uma considerava centrais eram quase ignoradas pela outra.
Campo experimental limitado, Elton Mayo, limitou-se a ao mesmo ambiente de pesquisa na fábrica de Hawtorne. Não verificaram outros meios de pesquisa, como hospitais, bancos, universidades, e etc. Reduzindo a aplicabilidade da teoria ao ambiente real , não sendo considerado a realidade com a