A teoria das rela es humanas
A teoria das relações humanas ou escola humanística da administração é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929.
Surgiu nos estados unidos como consequência imediatas da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores, Foi um movimento de reação e oposição à abordagem clássica da administração, a Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir o excesso de desumanização da Administração Científica, além de não se adequar ao sistema de vida democrático da sociedade americana, em virtude da evidente exploração do empregado pelo patrão.
Origem da teoria das relações humanas
1. A necessidade de humanizar e democratizar, a administração;
2. O desenvolvimento das ciências humanas;
3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin e a sociologia de Vilfredo Pareto, sendo considerado Elton Mayo o fundador da escola;
4. As conclusões da experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, pondo em xeque os principais postulados da teoria clássica da administração.
Característica das Relações humanas
Nível de produção é resultante da integração social: a capacidade física não terá eficiência se o indivíduo sofrer desajuste social.
Comportamento social dos indivíduos: o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo.
Recompensas ou sanções sociais: o operário que produzir acima ou abaixo da médio do grupo, perderia o respeito perante seus colegas.
Grupos informais: definem suas próprias normas dentro do grupo.
Relações Humanas: ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupos.
Importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos, tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência.
Ênfase nos aspectos emocionais: organização informal.
Essas teorias criam novas perspectivas para a