Valores e virtudes
O ser humano é dotado de Valores e Virtudes.
As quais são Atitudes, ações, características de cada indivíduo. O que difere um do outro é que as Virtudes são ações positivas, boas, que demonstram qualidade no ser humano, torna os indivíduos mais elevados, íntegros, humanitários. Quanto aos Valores são características de cada ser, podendo ser boas ou más. Portanto, todas as virtudes são valores, mas nem todos os valores são virtudes.
Vejamos algumas dessas virtudes:
• Autoconfiança – virtude que pode ser conquistada mediante o desenvolvimento de recursos e habilidades que proporcionam competência, segurança e tranqüilidade no decurso da vida. A pessoa autoconfiante é prudente, equilibrada, cautelosa e possui imensa fé em si mesma.
• Benevolência - qualidade do indivíduo que pratica o bem, a generosidade, gentileza e simpatia.
• Contentamento – virtude que promove alegria e bem-estar. Proporciona o poder de enfrentar adversidades com serenidade e jovialidade.
• Coragem – habilidade para enfrentar os perigos no decorrer da vida. Inspira o indivíduo a agir com perseverança e determinação.
• Desapego – virtude que capacita o indivíduo a ver os fatos com imparcialidade. A pessoa que consegue desapegar-se de suas próprias idéias e opiniões, livre de preconceitos, é capaz de agir com justiça.
• Despreocupação - ser despreocupado denota serenidade, confiança, paz. Significa viver com intensidade e prazer, permitindo ao amanhã cuidar de seus próprios interesses. Despreocupado não quer dizer descuido e imprudência. Muito pelo contrário, pois esta virtude inspira o indivíduo a tornar-se responsável e cuidadoso com o que lhe compete.
• Determinação - Firmeza e perseverança são duas aliadas desta virtude. Ela permite ao indivíduo progredir, a ter sucesso em todos os seus empreendimentos. Capacita o ser humano a concluir sempre todas as tarefas a que se programou. É uma virtude necessária para assimilar as demais virtudes e