Formando cidadãos com valores e virtudes
Nomes dos alunos do grupo:
Débora de Oliveira Cruz – RA 1105727
Polo: Carapicuíba – São Paulo
3º SEMESTRE
1. TEMA
“FORMANDO CIDADÃOS COM VALORES E VIRTUDES”
2. JUSTIFICATIVA
Como se preparar na vida e para a vida? Ao iniciarmos o ano letivo percebemos a necessidade de trabalharmos ações que amenizem situações de conflitos entre os alunos, por vivermos em tempos de muita violência, em que, nossas casas, nossas vidas, nossos valores são afetados e, com isso, mudam nossas famílias e nossos comportamentos.
A violência é um sinal de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referenciais de cidadania e de respeito pelo próximo. Sendo a marca de uma sociedade que exclui em todos os sentidos, até os afetivos. A solução desses problemas exige uma verdadeira revolução na maneira de educar nossas crianças, em longo prazo, resgatando certos valores “adormecidos” na consciência humana, refletindo o mundo atual, fortalecendo e renovando as “crenças”, inserindo, no processo educacional, valores que possibilitem a formação integral dos alunos. 3. SITUAÇÃO-PROBLEMA
Como é possível envolver os alunos e seus familiares, diretamente, em um projeto socioeducativo, de forma que possam perceber que a responsabilidade social é de todos nós?
4. PÚBLICO ALVO
Alunos da Educação Infantil, de 2 a 6 anos.
5. OBJETIVOS
Desenvolver os valores que permitirão aos alunos assimilar conceitos importantes acerca do convívio em grupo, para sua formação cidadã, fortalecendo a autonomia, o senso critico e a tolerância diante de diversas situações. Porque quanto mais cedo se desenvolve o foco nesses valores, mais sólido se torna o trabalho em torno da temática e, ainda, favorece que eles se consolidem na educação que é hoje e no adulto que será amanhã.
Desenvolver, em