O que é um texto? funções de linguagem
Definições:
A palavra texto provém do latim textum, que significa tecido, entrelaçamento. (...) O texto resulta de um trabalho de tecer, de entrelaçar várias partes menores a fim de se obter um todo inter-relacionado. Daí se poder falar em textura ou tessitura de um texto: é a rede de relações que garantem sua coesão, sua unidade”. (INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. Curso prático de leitura e redação. Editora Scipione. São Paulo. 1991)
“.em um sistema semiótico bem organizado, um signo já é um texto virtual, e, num processo de comunicação, um texto nada mais é que a expansão da virtualidade de um sistema de signo.” (ECO, Umberto. Conceito de texto. São Paulo : T.A. Queiroz, 1984. p.4.)
A partir dessa definição texto é toda e qualquer forma de expressão que transmita mensagem e possua intenção comunicativa. O texto depende de um contexto para efetivar-se. O texto é envolto por um contexto situacional (ou seja, por uma situação de comunicação é chamado de discurso. O texto pode contar com uma variedade de códigos de expressão, podendo ser classificados em textos verbais e textos não-verbais. Textos verbais: Todos os que utilizam palavras.
Textos não-verbais: Todos os que utilizam outros códigos, como imagens, gestos, signos sonoros não-verbais (assovios, por exemplo).
Para ser texto, basta que a unidade expressiva possua sentido, comunique, portanto.
Algumas Dicotomias de Saussure e a comunicação:
O linguista suíço, Ferdinand de Saussure (1857-1913), estabeleceu uma série de dicotomias (divisões de conceitos em dois pontos de reflexão) para facilitar o entendimento das peculiaridades da linguagem humana, alguns deles são úteis ao estudo do texto.
Dicotomia do signo:
Signo = tudo aquilo que serve à representação de um conceito. Dividido em significado e significante.
Significado = a referência, o