UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DAS FUNÇÕES DA LINGUAGEM E DA SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO “PORTUGUÊS – LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO”

2796 palavras 12 páginas
UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DAS FUNÇÕES DA LINGUAGEM E DA SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO “PORTUGUÊS – LITERATURA, GRAMÁTICA, PRODUÇÃO DE TEXTO”

Eliana dos Santos Celestino*
Yasmin Marmo dos Santos**

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar a abordagem oferecida pelo livro didático Português – Literatura, Gramática, Produção de texto, de Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano, acerca das funções da linguagem e relações semânticas dentro do ambiente do primeiro ano do ensino médio. Fundamentamos reflexão nos conceitos propostos por Roman Jakobson a respeito das funções exercidas pela linguagem e de Rodolfo Ilari ao tratar da semântica. Além das teorias, a pesquisa serve-se, sobretudo, de uma investigação das partes constituintes do livro a fim de demonstrar quão transmissivo é o tratamento destes temas na sala de aula.
Palavras chave: livro didático; funções da linguagem; relações semânticas; abordagem na sala de aula; transmissividade.

Introdução Quando são feitos estudos acerca da comunicação, torna-se inviável desprezar a relação que há com a linguagem, especialmente, com as funções exercidas por esta última. Dessa maneira, conforme demonstrou Jakobson1 (1969) em suas investigações, não existe apenas a função informativa, i.e., a que se preocupa apenas com a mensagem, mas também outras. Por meio desta conclusão, formou-se o esquema com seis papeis para a linguagem: emotiva, relacionada ao remetente; referencial, ao contexto; poética, à mensagem; fática, centrada no canal; metalinguística, no código e, finalmente, conativa, preocupada com o destinatário. Os discursos não têm, necessariamente, apenas uma função, mas uma relação hierarquizante entre a que domina mais ou menos o enunciado. Dentro desses discursos há uma gama de vocábulos escolhidos cuidadosamente para garantir tanto a efetividade do que é dito quanto sua compreensão, a depender dos seus significados, associando palavras a sentidos. Estes últimos não são literais, mas condicionados a três

Relacionados