Valores e Virtudes
Para iniciar este texto, no qual será aprofundado o tema sobre os valores e virtudes que norteiam a sociedade humana, e moldam o caráter dos homens, cito Dante Alighieri, “Considerai a vossa nascença: feitos não fostes a viver como brutos, mas para seguir virtude e ciência” (Inferno, XXVI). A Ética consiste na prática de virtudes pra alcançar valores, ao se conhecer e praticar o Bom, deve-se concretiza-lo através de atos e metas, denominados, respectivamente em Virtudes e Vícios.
Os valores podem ser organizados hierarquicamente, como fez o filósofo Max Scheler: àquilo que nos dá prazer àquilo que nutre a vida em nós àquilo que nos faz mais humanos àquilo que nos permite escapar dos limites do humano Estes valores estão postos do mais baixo ao mais alto, hierarquicamente: valore sensíveis, valores vitais, valores antropológicos e por último e mais importante, os valores religiosos. Os valores são postos pela sociedade como objetivos de vida, pois são metas valiosas que guiam as pessoas em suas vidas, tais metas são exemplificadas através das virtudes, que garantem a realização da primeira. Alguns valores que podemos evidenciar aqui são: a serenidade de espírito, o prazer, a união familiar, a paz social, a independência econômica, a vida simples. As virtudes são por exemplo a prudência que torna o homem sereno, a temperança que lhe dá prazer, a fidelidade que garante a união do casal, o exercício da discussão que torna o homem sábio, etc.
1. Os valores são metas. Tais metas devem ser alcançadas para vivem uma vida tranquila e plenamente feliz, o contrário do valor é o vício, que envenena o espírito humano, impondo a vontade carnal do ser humano.
2. Os valores do Sermão da Montanha. “Os ideais e os valores são como a estrela polar: ela é inalcançável, mas indica o caminho”. Tais valores ou situações nobres a serem almejadas são: