Violência na escola
O autor tem um ponto de vista sobre a violência que concordo em todos os aspectos. Hoje em dia a violência tornou-se um problema global e uma das maiores preocupações. É raro encontrar pessoas que nunca foram vitimas de alguma forma delas e por isso vivem com sentimento de medo ou angústia.
Achei interessante o ponto de vista de Durkheim ao considerar o crime como um fenômeno social normal, pois é possível considerar que hoje, por o crime estar tão presente em todos os aspectos da sociedade, seja na escola, nas ruas, em casa, as pessoas estão se acostumando com ele, acostumando a “abaixar a cabeça” pros que se consideram superiores e possuidores do poder ao ponto de agredir alguém.
Acredito, assim como José Vicente T. dos Santos, que a criminalidade é um processo advindo da fragmentação social, da massificação, individualização, globalização. Todos esses processos ocorridos na modernidade, fez com que aumentasse e ficasse nítido a “classe dos excluídos”. Pessoas inseridas nessa nova classe vivem a todo momento discriminações e isso pode ter contribuído para que aumentasse o número de marginais. Já que a criminalidade pode estar associados excluídos (que não possuem trabalho, terra, condição financeira alta, etc). Outro ponto que achei muito interessante no texto foi a abordagem dos condomínios fechados. É raro pararmos pra pensar no que tais muros separando um restante de casa do resto da cidade podem trazer complicações. Tais moradores vivem num grupo de ganhadores, se acham superiores, detentores de um alto poder aquisitivo e com isso, uma parcela enorme da população se vê obrigada a morar em favelas ou em bairros com zero de segurança, infraestrutura e boas condições de vida. E como consequência, surgem os problemas sociais que associados a pouca existência das políticas de segurança publica, aumentam os atos de