VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
VIOLENCE AGAINST CHILDREN AND ADOLESCENTS: SOME CONSIDERATIONS
Lilian Cristina Wolff1
Simônia Gonçalves de Oliveira2
RESUMO: o presente artigo tem por objetivo provocar uma discussão a cerca da temática da violência contra crianças e adolescentes, em suas diferentes tipologias. Busca elucidar algumas questões que perpassam o fenômeno da violência, principalmente quando ocorrida no âmbito familiar, a partir da contribuição de estudiosos sobre o tema.
Palavras-chave: Violência Doméstica, Família, Criança e Adolescente.
ABSTRACT: this article aims to provoke discussion about the issue of violence against children and adolescents, in their different types. Seeks to elucidate some issues that underlie the phenomenon of violence, especially when it occurs within the family, from the contribution of scholars on the subjet.
Key-words: Domestic Violence, Family, Children and asolescents
1 INTRODUÇÃO
O termo violência pode ser entendido como a expressão de “um comportamento que causa dano à outra pessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.”3 Pode ser considerada como um problema universal que atinge incondicionalmente milhares de pessoas de ambos os sexos e por ser um fenômeno transversal atinge famílias de diferentes meios e classes sociais.
Quando a violência é perpetrada contra criança e/ou adolescente duas questões importantes são, simplesmente esquecidas. A primeira é que são indivíduos em situação de fragilidade com relação a pessoa que pratica o ato, ou seja, temos uma correlação de força adulto x criança. Em segundo por se tratar de sujeitos com direitos amplamente já reconhecidos, e pessoas em condição de desenvolvimentos, sobre as quais situações de violação de integridade podem acarretar conseqüências.
Por base podemos considerar que inúmeros são os fatores