Infância, cultura e educação contra a violência: o medo e a insegurança na escola.
Ana Suely Trindade da Silva
Resumo
Hoje em dia o medo e a insegurança na escola estão ligados diretamente à complexidade da violência. É alarmante o número de casos confirmados dentro de uma instituição que é reconhecida como a construtora da democracia e promotora da justiça. Nesse sentido as escolas tem papel fundamental na proteção das crianças em relação à violência. Portanto realizou-se uma abordagem a respeito da violência, considerando a sensação de medo e insegurança no contexto escolar. Metodologicamente realizou-se revisão de literatura por meio de busca nas bases de dados em sites acadêmicos, bibliotecas digitais. Conclui-se afirmando que a escola buscará mecanismos para detectar as dimensões da violência manifesta dentro da instituição de modo a dar conta estabelecendo por onde começar qual será a prioridade.
Palavras-chave: Medo. Insegurança. Escola. Violência. Criança.
INTRODUÇÃO
O medo e a insegurança na escola estão ligados diretamente a um fenômeno complexo: à violência. A violência na escola passou a ser transmitida pelos telejornais, por celulares, pela internet, ou seja, é alarmante o número de casos confirmados dentro de uma instituição que é reconhecida como a construtora da democracia e promotora da justiça. Pois, observa-se que a violência nas escolas se manifesta em três aspectos: violência física, moral e preconceituosa. Portanto, a temática abordada no presente artigo justifica-se pelo atual quadro de violência no contexto escolar. Sendo assim o motivo de tal abordagem. No entanto, surge uma questão central: qual é o lugar assumido pela escola atualmente em relação a uma sociedade onde o medo e a insegurança se estabeleceram na própria comunidade escolar?
Para tentar responder a tal indagação objetivou-se realizar uma abordagem a respeito da violência, considerando a sensação de medo e insegurança no contexto escolar. De modo especifico