Violencia contra criança e adolescente
Violência contra Criança e Adolescente
Violência contra Criança e Adolescente
Violência infantil é o abuso físico e/ou psicológico de uma criança, por parte dos seus pais – sejam eles biológicos ou adotivos, por outro adulto que possui a guarda da criança, ou mesmo por pessoas próximas à criança (parentes e professores, por exemplo). O abuso infantil envolve a negligencia por parte do adulto em cuidar do bem-estar da criança, como alimentação ou abrigo. Também geralmente envolve agressões psicológicas como palavras que causam danos psicológicos à criança, e/ou agressões de caráter físico como espancamento, queimaduras ou abuso sexual.
A violência contra criança e o adolescente é produto de múltiplos fatores: * Dificuldades cotidianas; * Pobreza; * Separação do casal; * Crises financeiras; * Características individuais (temperamento difícil, retardo mental, hiperatividade, entre outros); * Influências familiares; * Aspectos sociais e culturais.
Não há uma única causa, assim como não há solução única.
Tipos de Violência contra Crianças e Adolescentes.
No que se refere à violência contra crianças e adolescentes, vale salientar algumas formas expressas de violência que são:
a) Violência física: Pode-se conceituar violência física, como o uso da força ou atos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis, com o objetivo claro ou não de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e tapas, agressões com diversos objetos e queimaduras causadas por objetos ou líquidos quentes. Os adultos com descontroles emocionais covardemente violentam a integridade e fragilidade física da criança. Às vezes podem não ter a reta intenção de ferir, mas assim mesmo, pelo uso da força praticam atos de violência que culminam em graves ferimentos e terríveis sequelas quando não há morte. Muitas crianças portam consigo sequelas físicas que não chegam ao conhecimento das autoridades porque são