violência contra criança e adolescente
AMANDA PEREIRA DE SOUSA
ISABELLE BEZERRA HOLANDA
SAMARA MIRELY DE MOURA ARAÚJO
SÉFORA LESSA LIMA
VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: VAMOS COMBATER ESSE MAL?
Projeto participativo apresentado ao curso de graduação em serviço social da faculdade leão Sampaio, FALS, como pré-requisito para a provação na disciplina de metodologia do trabalho cientifico, ministrada pela Profª. Ms. Luciana Bessa.
JUAZEIRO DO NORTE-CE
2013
ALINE FERNANDES DE ARAÚJO QUEIROZ
AMANDA PEREIRA DE SOUSA
ISABELLE BEZERRA HOLANDA
SAMARA MIRELY DE MOURA ARAÚJO
SÉFORA LESSA LIMA
VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: VAMOS COMBATER ESSE MAL?
JUAZEIRO DO NORTE- CE
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Segundo Pedersen; Grossi (2011), a violência contra as crianças e adolescentes não é uma prática atual, mas que vem sendo praticada desde a era colonial. Conta-nos a história que as primeiras navegações de Portugal vinham repletas de crianças órfãs obrigadas a servirem os marinheiros e a se submeterem aos abusos sexuais praticados pelos mesmos. Isso acontecia pelo fato das crianças não serem vistas como cidadãs possuidoras de direitos. Da época colonial até os dias de hoje as formas de violência não mudaram, o que mudaram foram os ambientes onde elas ocorrem e os agressores que à põem em prática, de navegantes e marinheiros, passou a ser os próprios pais . Hoje se estima que 70% das denúncias de agressão física contra crianças foram praticadas pela própria mãe.
De acordo com a Revista Brasileira de Enfermagem (2010), os fatores de risco para a violência contra a criança e o adolescente podem ser classificados em sociais (desemprego, pobreza, alta taxa de crimes), de comunidade (baixa qualidade de educação e ausência de serviços de atenção para as crianças e suas famílias), familiares (pais muito jovens, violência intra-