RESENHA
O texto, “Dimensões da violência contra crianças e adolescentes, apreendidas do discurso de professores e cuidadoras”, aborda uma questão delicada, porém importante questionar. O artigo abre o entendimento dos conceitos de Violência, além de trazer relatos dos professoras e cuidadoras sobre questões que envolve violência contra crianças e adolescentes.
O artigo é um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que deve informantes cuidadoras e professoras de uma Instituição de Educação Infantil de uma Escola de Ensino Fundamental Incompleto na periferia de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo investigar a percepção dos cuidadores e professores a cerca do conceito de violência e a conduta frente a situações de violência contra crianças e adolescentes na instituição de ensino. Foram entrevistadas 15 sujeitos que responderam questionários referente ao tema do estudo, foi utilizado um roteiro com as seguintes questões: para você, o que é violência? Você já vivenciou alguma situação de violência nesta Instituição? Em caso positivo, qual foi sua conduta? O artigo trás as resposta e as considerações sobre os questionários, apesar da amostragem ser um numero pequeno, dá para ter uma projeção do quão delicado é o assunto sobre Violência.
Na introdução do artigo são apresentados os conceitos sobre Violência e as suas diferenças, começando pelo terno e a origem da palavra Violência, do Latim Violentia, que significa constrangimento, físico ou moral, uso de força e coação, para levar uma pessoa a realizar algo contra sua vontade. Também, trás a tona a questão de como a mídia está banalizando a temática sobre violência invertendo macicamente o uso do termo. Evidenciando Após crimes hediondos ou chacinas dando a falsa idéia