Violencia na Rua
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PARANAÍBA
Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA.
ACADEMICAS: Amanda Caroline Sousa Silva
Violência nas ruas
Diante da sociedade atual é possível identificar que a maior adversidade é a violência nas ruas, no Brasil a violência tem feito milhares de vitimas, os elementos que conduzem a esse episódio ficam em evidência: a desigualdade social, desestruturação social, crescimento urbano desordenado, trafico de entorpecentes, discussões banais, preconceitos e ausência de política publica.
Não há uma causa especifica para violência, todos os dias através dos meios de comunicação são expostos para o mundo vários casos de extrema crueldade, cidadãos tem suas vidas ceifadas sem direito de se defender. O índice de óbitos vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.
A violência se manifesta de varias formas, através de guerras, fome, torturas, assassinatos, preconceitos e tráficos de entorpecentes que talvez seja a causa mais visível, este quadro acentua-se nas grandes e problemáticas periferias. Atualmente a violência que estava presente nas grandes cidades espalha-se para pequenas cidades, tornando um verdadeiro caos.
A violência está constante nos dia- a – dia dos cidadãos, crime por motivos banais, crianças perdem suas vidas nas mãos de quem deveriam protegê-las, mulheres são assassinadas todos os dias por seus parceiros, jovens homossexuais tem suas vidas dilaceradas de maneira brutal. O fato é que ninguém está livre da violência, ela está por toda a parte.
Ainda não existe uma definição para a palavra violência, o termo é potente demais para que isso seja possível, prevalece então à esperança e a contribuição de cada cidadão para que esta situação seja revertida.