Violencia na escola
A violência escolar, nas suas várias manifestações, é um fenómeno cada vez mais frequente, por vezes, exerce-se de uma forma tão subtil, que nem professores, nem auxiliares de acção educativa, nem encarregados de educação se apercebem da sua existência.
Assim, levar os professores a debater, trocar ideias/ experiências e a reflectir sobre a violência e agressividade no meio escolar é de extrema importância não só para o sucesso mas também para o enriquecimento da aprendizagem.
Será que a violência no meio escolar pode dificultar o normal desenvolvimento dos processos de ensino aprendizagem? Ao longo da sua actividade docente considera que este tipo de violência tem vindo a aumentar? E os tipos de agressão praticados são mais visíveis?
PUBLICADA POR DIRECTORA DE TURMA 9ºE À(S) 31.3.08 3 COMENTÁRIOS:
24/03/08
O Bullying afecta Todos!!
O Bullying é um termo de origem inglesa importado para a realidade nacional quando se pretende referir actos de violência na escola. Este conceito é recente, no entanto, tem vindo a tornar-se cada vez mais familiar, alertando as consciências para uma prática continuada e persistente de agressão entre os mais jovens e trazendo para a ordem do dia a violência entre pares na escola. Está associado maioritariamente às crianças e jovens e ocorre quando um individuo mais forte e mais poderoso magoa ou assusta um outro individuo mais pequeno ou mais fraco, deliberadamente (de propósito) e de forma repetida. O que distingue claramente o Bullying de uma provocação ocasional é o seu carácter repetitivo e intencional, não envolve necessariamente criminalidade ou violência, aliás manifesta-se muitas vezes através de agressões verbais ou psicológicas.
O Bullying afecta todos, não só as vítimas e os agressores mas também as crianças ou jovens que testemunham este tipo