Violencia escolar
SÍNTESE
IGARASSU,
NOVEMBRO/2011
ERIZANGELA SANTOS
PROFESSORA SÂMEA FRANCESCHINI
IGARASSU,
NOVEMBRO/2011
INCLUSÃO NA ESCOLA
Inclusão é proporcionar uma educação voltada para todos, de forma que qualquer aluno que dela faça parte, independente deste ser ou não portador de necessidades especiais, tenha condição de conhecer, aprender, viver e ser, num ambiente livre de preconceitos que estimule suas potencialidades e a formação de uma consciência crítica.
A escola inclusiva é aquela que se organiza para atender alunos não apenas ditos “normais”, mas também os portadores de deficiências, a começar por seu próprio espaço físico e acomodações. Salas de aula, bibliotecas, pátio, banheiros, corredores e outros ambientes são elaborados e adaptados em função de todos e não de uma grande maioria. Mas, o principal pré-requisito não reside nos recursos materiais, já difíceis de serem obtidos por todos os estabelecimentos de ensino. O principal suporte está centrado na filosofia da escola, na existência de uma equipe multidisciplinar eficiente e no preparo e na metodologia do corpo docente.
De acordo com a lei 9394/96 da LDB(Lei de Diretriz e Bases) a educação inclusiva é oferecida a alunos portadores de necessidades educativas especiais em escolas comuns do ensino regular, fazendo adaptações para receber esses alunos adaptando seus recursos didáticos, seu ambiente escolar, e suas praticas pedagógicas quando necessário utilizar serviços de apoio para a melhor adequação do aluno. A educação especial é de direitos de todos aqueles que precisam de um ensino especializado e é dever do estado garantir esses direitos. As escolas regulares sabendo a diversidade das necessidades devem adaptar o currículo e suas práticas a serem utilizadas por cada aluno, pois ninguém chega a um mesmo