Vinagre
METODOLOGIA DE AULA PRÁTICA
DISCIPLINA: TRANSFORMAÇÃO II
TÍTULO DA AULA: Determinação do teor de ácido acético em vinagre
Química Bacharel
1º e 2º SEM
Profº Júlia Buci
Pág. 1 de 6
RELATÓRIO QUÍMICA EXPERIMENTAL
Rodrigo França de Souza R.A.: 18164 João Cleber Silva Liandro R.A.:19724
Emerson Barboza da Silva R.A.:19470 Mauricio do Santos Coelho R.A.:19781 Fabiano dos Santos Bicalho R.A.:19874
CAMPO LIMPO S.P.
OUTUBRO 2013
1. Objetivo:
Padronização de soluções pela técnica indireta e determinação de Ácido acético contido no vinagre.
2. Introdução:
A padronização de uma solução convém para determinação de sua concentração real, por meio deste processo é possível encontrar o fator de correção.
Uma solução padrão é a solução cuja concentração é conhecida, está pode ser preparada a partir de uma substância primária, a qual é medida a massa, que depois é dissolvida num solvente apropriado (normalmente é utilizado água) e posteriormente diluída num balão volumétrico.
A padronização de uma solução é necessária, pois é importante que se conheça com exatidão a sua concentração, para tal utiliza-se o método da comparação (procedimento de titulação). As titulações estão entre os procedimentos analíticos mais exatos de um experimento. Esses métodos são amplamente utilizados em química analítica para determinar ácidos, bases, oxidantes, redutores, íons metálicos, proteínas e muitas outras finalidades.
O ácido acético (CH3OOH) é um acido fraco, tendo um Ka de 1,8 x 10-5. Ele é amplamente usado em química industrial na forma de ácido acético glacial 99,8% (m/m) (densidade de 1,051) ou em